sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Circular n° 51_14 - 1° Encontro “CONSCIÊNCIAS EM MOVIMENTO”



São Paulo, 14 de novembro de 2014.

Circular n° 51_14



Assunto: 1° Encontro “CONSCIÊNCIAS EM MOVIMENTO”


Prezados Srs. pais e/ou responsáveis:

É com grande satisfação que os convidamos a assistir à transmissão on-line de uma parte do 1° Encontro "CONSCIÊNCIAS EM MOVIMENTO", que se realizará no dia 17/11/2014 nas dependências do Colégio Marupiara.
O link para acesso à transmissão da parte em que será realizada a Mesa de Discussão (das 10h00 às 12h30) é: www.marupiara.net .

Disponibilizamos o link acima devido à impossibilidade de os senhores assistirem presencialmente à Mesa de Discussão, pois se trata de um evento interno, voltado exclusivamente aos nossos alunos. Esse Encontro reunirá pensadores das áreas de Artes Visuais, Cinema, Direitos Humanos, Educação, Literatura e Música, a fim de se discutir com alunos e educadores os seguintes temas, que julgamos de grande relevância acadêmica e social na contemporaneidade:
  • A desigualdade no Brasil em suas dimensões racial, social e de gênero;
  • Os 50 anos do Golpe civil-militar de 1964, os crimes de Estado, a memória histórica e os trabalhos da Comissão da Verdade;
  • As perspectivas de vida profissional e acadêmica dos jovens na sociedade brasileira atual.
  • O universo da Literatura Infantil e Infantojuvenil.
Esses temas serão abordados dentro da seguinte programação:
I. 07h00 às 07h30 - chegada dos alunos e palestrantes ao Colégio Marupiara e respectivo credenciamento;
II. 07h30 às 09h00 - palestras, apresentações e conversas simultâneas com especialistas em diversas áreas com alunos do Colégio Marupiara. O palestrante relatará o seu percurso profissional, desde a escolha do curso universitário até a entrada ao mercado de trabalho, relacionando este percurso com os eixos temáticos já citados.
III. 09h00 às 10h00 - Intervalo com intervenções culturais no pátio e quadra com os artistas: Guilherme Gallé – Grafite; Gustavo – Teatro e Slim - rapper
IV. 10h00 às 12h30 - Mesa de Discussão composta por todos os convidados sobre os temas propostos.
Entendemos que a proposta de uma data para nos debruçarmos reflexivamente, no âmbito escolar, sobre qual sociedade somos e qual desejamos ser, é muito importante.
Acreditamos, com este evento, contribuir decisivamente para o aprofundamento de questões tão importantes para a constituição de uma cultura da democracia plena pelas gerações atual e futura.
Buscamos, dessa forma, ampliar o enfoque proposto pelo Dia da Consciência Negra, data que julgamos ser um momento de extrema relevância para pensarmos ideias e ações para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Os convidados que até esta data confirmaram suas presenças são:

Adriano Diogo: (Deputado Estadual) é geólogo formado pela USP. Nasceu em 30 de março de 1949, no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo. Desempenhou papel importante no movimento estudantil paulista durante a ditadura militar na década de 70. Foi eleito quatro vezes vereador da cidade de São Paulo e, em cada legislatura, deixou as marcas de seu trabalho. Assumiu a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente em 2003, onde realizou uma gestão inovadora, incentivando a participação popular, que foi fundamental para a criação de sete parques e mais de 30 praças, nos locais mais carentes de áreas verdes. Atualmente, Adriano Diogo exerce seu 3º mandato de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa.

Cadão Volpato: é jornalista, músico, escritor, ilustrador e apresentador brasileiro. É formado em Jornalismo pela ECA (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP. Autor da obra "Pessoas que passam pelos Sonhos".

Flavio Paiva: Jornalista e Escritor, nasceu em Independência-CE (1959), Graduado em Comunicação Social (UFC) é especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações (UFC). Trabalha desde 1988 como Secretário-Executivo de Comunicação no grupo J.Macêdo. Foi assessor de comunicação da Administração Estadual da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC (1982/1985), repórter, redator e editor-adjunto no Jornalista e Escritor, nasceu em Independência-CE (1959), Segundo Caderno do jornal O Povo (1985/1987), editor e redator da coluna Apóstrofo e da tira de HQ Naftalinas (em parceria com Válber Benevides), no jornal O Povo (1986/1988), articulista do caderno Vida & Arte, do jornal O Povo (1999/2003). Em 19/03/2005 estreou como colunista do Diário do Nordeste, onde escreveu até 11/07/2013. Flávio Paiva é Técnico em Turismo, pela Escola Técnica Federal do Ceará (1976/1979), fez o Ensino Fundamental no Ginásio Sant'Anna (1970/1975) e nas Escolas Reunidas de Independência (1966/1969).

Fernando Luiz: Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, Fernando Luiz, ou simplesmente Fê, graduou-se também em Comunicação Visual e fez pós-graduação em Tecnologia Gráfica. Apaixonado pelas artes visuais, é ele quem estampa diariamente a coluna do cronista José Simão no jornal Folha de São Paulo. Na literatura infantil, já ilustrou mais de 40 livros de terceiros e desde 2011 tem provado também da escrita. Mesmo morando em Londres desde 2005, todo ano Fê sempre passa uma temporada no Brasil, lançando e divulgando seus livros.

Francisco Flávio Ribeiro Viana: formado em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente está cursando o Bacharelado em Geofísica também pela Universidade de São Paulo. Formou-se em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. É professor de Física no Cursinho da Poli. Coordenador e Professor de Física e Matemática nas Escolas Técnicas PROFITEC.

Gustavo Idelbrando Curado: Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Possui Licenciatura em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes . É ator documentarista da Cia. Teatro Documentário e foi integrante por 8 anos do coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes. Como teatro-educador atua em escolas progressistas no Ensino Fundamental 2 e Médio dos Colégios Marupiara e São Domingos. Além disso, foi professor no curso profissionalizante de teatro da Incenna Escola de Teatro, Televisão e Cinema. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e em teatro documentário.

Luciano Tasso: nasceu em 1974 em Ribeirão Preto, interior paulista. Formou-se em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes da USP e trabalhou durante nove anos como diretor de arte para agências de publicidade em São Paulo e no exterior. Desde 2007 atua como ilustrador para livros e revistas, na produção de filmes e séries animadas e Histórias em Quadrinhos. Em 2008 venceu o Salão Internacional de Desenho para a Imprensa de Porto Alegre na categoria ilustração editorial. Em parceria com Marco Haurélio, ilustrou Meus Romances de Cordel (ed. Global, 2010) e Os 12 Trabalhos de Hércules (ed. Cortez, 2013).

Luis Gustavo Reis da Silva Lima: formado em 2013 no curso de História pela Universidade de São Paulo (USP), é professor do Cursinho da Poli e já foi colunista do Jornal Tribuna Afro-Brasileira. Escreveu vários artigos cujos conteúdos versavam sobre personagens africanos e afrodescendentes na História do Brasil abordando, sobre tudo, o período de vigência do sistema escravista.

Manuel Filho: Escritor, agraciado com o prêmio JABUTI 2008, possui mais de 30 livros publicados. Em 2013, seu livro SENSOR, O GAME, integrou o catálogo oficial da CBL (CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO) na feira do livro em Frankfurt. Foi finalista, em 2013, do prêmio Açorianos de literatura com o livro A MENINA QUE PERDEU O TREM, Besouro Box. Seu livro O QUE VI POR AÍ, editora Arvoredo, foi selecionado para o PNBE 2014. Iniciou como redator na Rádio 97FM. Em seguida trabalhou na TV Mulher (redator programa Clodovil), TV Record (Ana Maria Braga/Note e Anote) e TV Senac (Histórias de Comércio) Integra desde 2011 o projeto LITERATURA VIVA, do SESI, e tem viajado pelo estado de São Paulo participando de encontros com alunos e apresentando palestras. Também integrou o projeto VIAGEM LITERÁRIA, da Secretaria Estadual de Cultura. O autor ministra oficinas literárias com regularidade por todo o país. A principal delas é QUEM CONTA SEUS CONTOS ENCANTA, que já foi publicada em livro pela prefeitura municipal de São Bernardo do Campo (SP). Em 2011 seu livro MEU AVÔ PORTUGUÊS (Panda Books) recebeu o selo de ACERVO BÁSICO da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. A Fundação Dorina Nowill lançou em 2012 a primeira obra em Braille do autor, AGORA É COMIGO, durante a 22 Bienal do Livro de São Paulo. Além disso, também é cantor e teve o seu primeiro CD, TEMPO, lançado no Brasil e em Portugal. Em 2010 lançou o seu segundo CD, RAÍZES, que foi pré-selecionado para o Prêmio de Música Brasileira 2011 e disputou duas indicações para o Grammy Latino. Também trabalha como ator e já participou de grandes espetáculos teatrais como OS LUSÍADAS, O MÁGICO DE OZ, e A LUTA SECRETA DE MARIA DA ENCARNAÇÃO, último espetáculo escrito por Gianfrancesco Guarnieri. Escreveu para revistas, televisão e programas de rádio.

Marco Aurélio Olimpio: é fotógrafo, formado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor do álbum "Imagens Musicais", uma compilação de vinte anos de trabalho, registrando artistas e fatos da Música Popular  Brasileira. Reuniu registros importantes da bossa nova, da tropicália, dos sambas paulista e carioca, da Jovem Guarda, da Vanguarda Paulista, do rock nacional.

Marco Haurélio: nascido em Ponta da Serra, localidade rural do município de Riacho de Santana, desde cedo travou contato com a cultura espontânea e com as histórias tradicionais narradas pela avó Luzia Josefina de Farias (1910-1982). Dessa experiência nasceram os livros Contos folclóricos brasileiros (2010), Contos e fábulas do Brasil (2011) e Lá detrás daquela serra (2013). Cursou Letras na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI - Caetité. Coordena, atualmente, pela editora Nova Alexandria, a Coleção Clássicos em Cordel, pela qual lançou A Megera Domada (versão da peça clássica de William Shakespeare).1 Para a mesma coleção adaptou O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, uma das obras ganhadoras do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010, do Ministério da Cultura, na categoria Produção (livros e CDs). É, ainda, idealizador da coleção Fábulas do Brasil em Cordel, da editora LeYa. É colaborador do Centro de Estudos Ataíde Oliveira, da Universidade do Algarve, Faro, Portugal. Com vários livros e folhetos de cordel editados, profere palestras e ministra oficinas sobre a Literatura de Cordel e o Folclore Brasileiro. É um dos fundadores do grupo Caravana do Cordel, presença marcante na cena cultural paulistana. Representou o Brasil, ao lado de Antônio Barreto e Edilene Matos, no Encontro Internacional de Poetas, ocorrido em Assunción, Paraguai, em 2010. Vários de seus livros foram selecionados por programas de governo, como o PNBE, do Ministério da Educação, Apoio ao Saber e Salas de Leitura, do Estado de São Paulo, Minha Biblioteca, da prefeitura paulistana, Leitura para a Cidadania (Paulus Editora), Itaú Social e para composição do acervo da Biblioteca Nacional.
 
Marta Garcia: editora da Cosac Naify, com 25 anos de carreira, Marta tem passagens  também pelas e ditoras Globo e Brasiliense. Fala do belíssimo trabalho com Bernardo Kucinski.

Rogério de Moura: é roteirista, ator e diretor de cinema, além de ilustrador. Entre 1993 e 1996, estudou em vários cursos de cinema nas Oficinas Culturais, promovidas pela Secretaria de Estado de São Paulo. Entre 1997 e 1998, passou a atuar como professor nessas mesmas oficinas, dando aulas de roteiro, direção e história do Cinema. A partir de 1997, passa a trabalhar em diversas funções em curtas-metragens, longas, além de escrever roteiros bem como dirigir curtas-metragens. Em 2005, foi aluno da Oficina de Roteiros do SBT. Em 2010, com o roteiro “Suriá, A Garota do Circo”, baseado no personagem criado pelo cartunista Laerte, participou do Laboratório Sesc para Roteiros Infanto-Juvenis. Em 2011, com o roteiro original “O Dono do Céu”, participou do Laboratório Sesc Novas Histórias. Atualmente ministra curso de Cinema como atividade extracurricular no Colégio Marupiara.

Sérgio Merli: é designer, ilustrador, educador e autor de livros de literatura infantil. Em mais de 25 anos de carreira acumulou larga experiência desenvolvendo projetos para empresas como Bosch, Votorantim, Rhodia e para editoras como Saraiva, FTD, Atual, Brasil e Melhoramentos. Merli é autor de três livros infantis: “Um Novo Amigo”, editora FTD, “O Camelo, o Burro e a Água” e “O Gato, o Porco e a Porcaria”, pela editora Melhoramentos.

Slim Rimografia (nome artístico de Valter Araújo): é rapper, cantor, e compositor brasileiro. Começou a sua carreira profissional em 1996, mas antes já era b-boy e grafiteiro. Trabalha junto com Thiago Beats. Conhecido por ser um dos principais nomes do freestyle rap no país. Em 2011,SlimRimografia fez uma adaptação do clássico poema O Navio Negreiro, de Castro Alves. Lançado pela editora Panda Books, o livro traz o texto integral de Castro Alves, o rap adaptado de Slim (que também gravou uma versão musicada da obra) e ilustrações com grafites feitos pelo Grupo OPNI. Participou, em 2014, do reality show "Big Brother", veiculado pela Rede Globo. A obra "O Navio Negreiro" foi adotada pelo Colégio Marupiara em 2014 para o desenvolvimento do projeto homônimo, realizado com alunos do Ensino Médio, quando se discutiram questões das desigualdades raciais, sociais e de gênero no Brasil, com a presença do autor.
Vera Paiva: Professora do Depto. de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP, atua na pesquisa psicossocial da desigualdade, a sexualidade, e a dimensão psicossocial nas práticas de saúde, em especial, na prevenção do HIV e no cuidado da Aids. Co-coordena o NEPAIDS-USP (Núcleo de Estudos para a Prevenção da AIDS), Coordenadora da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2014). Filha do deputado Rubens Paiva, desparecido durante o regime civil-militar, é uma das fundadoras da Comissão Nacional da Verdade.

Atenciosamente,
Direção e Orientação Pedagógica