segunda-feira, 10 de março de 2014

Comunicado n°. 15_14 - Visita ao Centro de Pesquisas da Faculdade de Engenharia Naval Poli - USP




São Paulo, 10 de março de 2014.
Comunicado n°. 15_14



Assunto: Visita ao Centro de Pesquisas da Faculdade de Engenharia Naval Poli - USP


Prezados pais e/ou responsáveis:

No dia 20 de março (quinta-feira) alguns de nossos alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental 2 ao 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de conhecer o Centro de Pesquisa da Faculdade de Engenharia da Poli-USP. Neste centro de pesquisa se encontra o Tanque de Provas Numéricas (TPN) que é utilizado, por exemplo, no estudo de extração de petróleo em águas profundas (programa do pré-sal). Só existem dois TPN no mundo, sendo o outro pertencente ao Japão. Esta possibilidade de visitação só foi possível graças ao contato do Sr. Armando (Diretor do Colégio Marupiara) junto ao Prof. Dr. Cheng Liang Lee (cientista renomado). Este contato permitiu também que nossa escola entrasse no Programa de Pré Iniciação da Poli (Pré-IC), sendo, o Prof. Dr. Cheng Liang Lee nosso docente orientador do Pré-IC.

O Programa de Pré-IC é um instrumento valioso para se desenvolver, em conjunto com os alunos do Ensino Médio o conceito de pesquisa e para se iniciar a construção de um modelo de universidade da qual eles poderão fazer parte. O Colégio Marupiara faz parte do Programa de Pré-IC desde 2012 e neste ano temos 4 alunos neste projeto: Pietro Pieri e Pietro Pugliesi Longui (2º ano EM); Letícia Tiemi Medoruma Thibana e Pedro Henrique Adorno Crepaldi (3º ano). Estes alunos, todas as sextas-feiras, das 14H00 às 16H00, participam de aulas/encontros na Poli-USP, e também, desenvolvem modelagens computacionais em projetos de engenharia no Departamento de Engenharia de Construção Civil (PCC) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Estas ações fazem parte das atividades do Projeto Escolha Certa do Colégio Marupiara que tem como meta propiciar aos alunos e alunas a problematização (conhecimento, debate e vivência) das opções e projeções da vida estudantil dos alunos pós Ensino Médio.

Foram abertas somente 20 (vinte) vagas para a visita ao Centro de Pesquisas Faculdade da Engenharia Naval Poli-USP, portanto, os alunos interessados deverão seguir as orientações abaixo:

1) Dia 13/03 - Entregar as Assistentes da Orientação (Marcia EF2 e Cristina EM) ficha de interesse.

2) Dia 14/03 - Sorteio das 20 vagas que serão divididas:   9º Ano EF2 = 3 (três)
                                                                                           1º Ano EM = 4 (quatro)
                                                                                           2º Ano EM = 5 (cinco)
                                                                                           3º Ano EM = 8 (oito)
3) Dia 17/03 - Entrega da Autorização da Saída ao Centro de Pesquisas Faculdade da Engenharia Naval Poli-USP junto com o pagamento
IMPORTANTE: outro aluno(a) será chamado caso os prazos não sejam cumpridos.
Data da Saída: 20 de Março
Horário da Saída: 8 Horas
Horário PREVISTO da Chegada: 15 horas (contatar a secretaria para confirmação da chegada).
Valor: R$ 50,00


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FICHA DE INTERESSE

Eu, _________________________________________________________ autorizo o(a) aluno(a) ______________________________________________________ do ano ___________  para participar do sorteio para visitação ao Centro de Pesquisa da Faculdade de Engenharia Naval – Poli - USP.