terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Circular nº 03_13 - FEBRACE



São Paulo, 19 de fevereiro de 2013.

Circular nº 03_13

Assunto: FEBRACE


Prezados pais e alunos:

É com muita satisfação que comunicamos a todos os pais e alunos do Colégio Marupiara a classificação dos nossos alunos para a final da FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.
A FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista que todo ano realiza na POLI - USP uma grande mostra de projetos.
Essa Feira assume um importante papel social, pois incentiva a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. Promove também o ano todo ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo em nosso país.
Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.
Nossa primeira experiência na FEBRACE foi em 2011 e os nossos alunos conseguiram chegar até a última etapa do processo seletivo.
Este ano enviamos dois projetos, ambos sob a orientação das professoras Cintia Castilho e Ana Lucia Fernandes. O projeto finalista foi o “Torça pela reciclagem: a maneira divertida de conscientizar o torcedor” apresentado pelos alunos Amanda Ramos da Silva, Luis Gustavo S. Magri e Victor Ruppel C. dos Santos do 1º ano do Ensino Médio que contaram também com os seguintes colaboradores: os professores Marcos Araújo, Estela Menezes Cruz, Luana Longhi, Josmar Carvalho e Mário Pérez, o ex-aluno Lucas Cardoso e a bibliotecária Rosa Cleide Marques.
O 2º projeto “Meu, acorda! Ainda dá tempo”, apresentado pelas alunas Beatriz Gaiofato Norila, Gabriela Bustamante Despirto e Victoria Martins S. Juliani também do 1º ano Ensino Médio, infelizmente não conseguiu se classificar para as finais.
Em 2013, a FEBRACE recebeu mais de 1898 projetos desenvolvidos por estudantes de todo o Brasil, dos quais foram selecionados 212 projetos pelo Comitê de Seleção da FEBRACE 2013 e mais 118 projetos, pelas 65 Feiras Afiliadas, totalizando 330 projetos para participar como finalistas da Mostra de Projetos, que será realizada em março deste ano.
Todos os projetos foram examinados pelo Comitê de Pré-Avaliação, contando com 373 avaliadores especialistas nas categorias Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, da Saúde, Humanas, Sociais Aplicadas e Engenharia, que realizaram 2.347 pré-avaliações. Maiores detalhes favor acessar o site www.febrace.org.br.
Parabenizamos todos os alunos e professores envolvidos e convidamos pais, alunos e professores a visitarem a feira que estará aberta ao público nos dias 12, 13 e 14 de março de 2013 na POLI - Faculdade de Engenharia da USP.

Atenciosamente,
A Direção e Coordenação