terça-feira, 26 de junho de 2012

Circular nº 18_12 - Programa de Pré-Iniciação Científica da USP (Pré-IC)


São Paulo, 26 de junho de 2012 

Circular nº 18_12 

ASSUNTO: Programa de Pré-Iniciação Científica da USP (Pré-IC) 



Srs. Pais: 

No dia 13/06/12, os alunos do Ensino Médio Vitto Carlo Silva (2º ano) e Pedro Henrique Guimarães Serrão (3º ano) ingressaram no Programa de Pré-Iniciação Científica da USP (Pré-IC). 

O Programa de Pré-IC é um instrumento valioso para se desenvolver em conjunto com os alunos do ensino médio o conceito de pesquisa e para se iniciar a construção de um modelo de universidade da qual eles poderão fazer parte. 

Esta oportunidade surgiu durante uma visita de nossos alunos e alunas do 2º e 3º ano do Ensino Médio ao Tanque de Prova Numérico (TPN – laboratório da POLI). 

Nesta visita, que faz parte das atividades do Projeto Escolha Certa do Colégio, nossos alunos e alunas, acompanhados da Direção e da Coordenação, puderam ver de perto como é a colaboração entre universidades (Escola Politécnica) e empresas (Petrobrás), e aí tivemos o conhecimento do Projeto Pré-IC. 

Devido ao grande interesse demonstrado pelos nossos alunos, iniciamos um processo para se tentar viabilizar o ingresso do Colégio Marupiara no Projeto Pré-IC, mas com perspectivas remotas de sucesso, pois, originariamente, esse Programa sempre foi direcionado apenas para escolas públicas. 

Após várias consultas e graças ao esforço do Prof. Dr. Cheng Liang Yee (pesquisador da Politécnica) junto à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, conseguimos viabilizar o aceite de dois alunos a este Programa, tornando-se o Marupiara pioneiro das escolas particulares a ingressar no Projeto Pré-IC da USP. 

Nossos alunos desenvolverão um Ensaio Computacional dos Sistemas de Escoamento em Sistemas Hidráulicos no Departamento de Engenharia de Construção Civil (PCC) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) orientados pelo Prof. Dr. Cheng. 

Parabenizamos a Coordenação e o Projeto Escolha Certa do Marupiara que possibilitaram o início de todo esse processo e, principalmente, os alunos que, devido ao bom histórico escolar e à motivação demonstrada, conquistaram sua aceitação num Programa tão importante para seu futuro estudantil. 

........................ 

Através de contatos e da mídia, soubemos de outro Programa de pesquisa interessante que está em andamento no novo Centro de Engenharia do Conforto também da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Neste projeto, a Escola de Engenharia da POLI desenvolveu e construiu um simulador de voo idêntico a um avião e, com o auxílio de voluntários, coleta dados que visam melhorar o conforto dos passageiros durante os voos. 

Este projeto ainda necessita de dois mil voluntários e, por isso, convidamos os pais, responsáveis e outros interessados que possuam o perfil (maior de idade e já ter voado de avião) para participar deste programa. 

Os dados coletados serão trabalhados posteriormente pelos pesquisadores e a pesquisa retornará para a Embraer. Durante a coleta de dados não há visitação de alunos; assim, pretendemos, após a finalização da (fase de) coleta de dados, visitar o Centro de Engenharia do Conforto com os nossos alunos do ensino médio. 

Para se cadastrar como voluntário acesse o link: http://www5.usp.br/12037/poli-realiza-teste-de-conforto-de-voo/. Há uma ajuda de custo aos participantes. 

Atenciosamente, 

A Direção