sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Com nº 117_11 - Carta convite para a apresentação teatral dos terceiros anos

São Paulo, 11 de novembro de 2011
Comunicado nº 117_11
Assunto: Carta convite para a apresentação teatral dos terceiros anos

Prezados pais,

         Consideramos a Linguagem Teatral de inestimável valor para a formação de nossos alunos, pois contribui para o desenvolvimento de importantes habilidades individuais como: a prontidão, a consciência corporal, o raciocínio lógico, a narrativa, a percepção espacial, a atenção, a criatividade. Além dissso atua estimulando a integração grupal. O fazer teatral implica em doar-se, em compartilhar, em trocar. A cada encontro, o grupo vivencia jogos lúdicos e sensoriais, cria mais “histórias” que preencherão seu baú de vivências. Um baú que, além de conter muitos ingredientes individuais, fortalece os laços de confiança e de comunhão.
Em nossa prática, utilizamos como norteadores os pensadores Viola Spolin , Augusto Boal, Jean Pierre Ryngaert.
Após muita reflexão, a equipe pedagógica, optou por realizar uma apresentação teatral, em que todos, (pais, professores e alunos) pudessem experimentar os desafios do processo criativo. Desta forma, pretendemos romper com a cisão palco/platéia. Optamos por um formato mais aberto para facilitar a participação de todos como agentes e sujeitos. A temática dos terceiros anos continua sendo o Circo com sua magia e encanto, que tão bem acolhe e acalenta os sonhos infantis.
O trabalho foi realizado em parceria com a Professora Rita (Ed. Física), mas com uma nova dinâmica: os atores apresentarão seus personagens (os palhaços) em diversas funções circenses: apresentadores, bailarinas, domadores, engolidores de faca, mágicos... Cada uma destas funções será apresentada com poemas. A platéia participará na leitura dos poemas que apresentarão os personagens, bem como atuando em algumas breves cenas cômicas, as conhecidas “gags” circenses. Aqui prevalecerá a improvisação, uma excelente técnica teatral que nos leva a inusitados resultados e, acima de tudo, ao prazer de exercitarmos nossa capacidade criativa, de despertarmos nossa criança interior.
O processo de criação do personagem palhaço é bastante dinâmico, pois os jovens atores criam a expressão corporal do personagem, a forma como se relaciona com a platéia, características da personalidade; além dos figurinos e adereços.
Durante todo o trabalho os alunos foram orientados para que criassem os figurinos e adereços com peças e vestimentas existentes em sua casa. Todos os personagens são palhaços, como já dissemos. Então, basta combinar os elementos e o figurino estará pronto.
A participação ativa dos pais neste processo é fundamental e bastante prazerosa, promovendo momentos únicos de alegria e leveza. Cada aluno deverá vir vestido com o figurino que montar em sua casa. o palhaço deve usar e abusar das cores, formas geométricas, tamanhos exagerados, meias de cores diferentes. Sugerimos que as fantasias não sejam compradas, mas que cada aluno monte o seu figurino de acordo com as características de seu personagem.
As bailarinas, também são palhaços, portanto devem vir com roupa de ballet, mas acrescidas de elementos “engraçados”. Porém se não tiverem a roupa de ballet, poderão compor um figurino com saia ou calça tipo pescador e camiseta colorida.
Utilizaremos também os adereços já produzidos pela Escola para auxiliar a composição dos figurinos: gravatas, chapéus, nariz de palhaço, varinhas para os mágicos, cartolas coloridas, capas para os mágicos.

Contamos com sua presença e disposição para viver uma noite inesquecível.

3º ano A
Data: 17/11/2011
Horário: 19 horas

3º ano G
Data: 16/11/2011
Horário: 19 horas


3º ano H
Data: 18/11/2011
Horário: 19 horas


Nivanda Maria, Rita, coordenação e professores de sala