Comunicado nº 120_11
Assunto: Carta convite para a apresentação teatral dos segundos anos
Prezados pais,
Realizamos em 2011 um trabalho para auxiliar as crianças na elaboração de seus medos e inseguranças. A literatura infantil, tanto clássica como contemporânea aliada à linguagem teatral desempenhou um papel importante neste processo. Vivenciando as personagens e os enredos das histórias, as crianças puderam participar do jogo bem X mal e compreender paulatinamente os desafios cotidianos.
Os medos de altura, do escuro, de dormir sozinho, de cachorro, de ladrão, dos “monstros” são normais e importantes para preservar a segurança das crianças.
Atualmente temos a tendência de exigir que as crianças superem seus medos precocemente. Porém, eles são importantes no processo de desenvolvimento das crianças. Os medos vão aos poucos sendo elaborados pela força da confiança que vão depositando nos pais e demais educadores, pois o medo surge ao mesmo tempo em que as crianças tomam consciência de que são seres separados dos pais.
Os medos infantis só devem causar preocupação quando paralisam a criança impedindo-a de viver, de brincar e se relacionar com as outras crianças. Os “monstros” descritos pelas crianças, em geral, são a corporificação, a concretização de seus medos e inseguranças.
Conversar com a criança sobre os “monstros” criados pela sua imaginação pode facilitar o enfrentamento de seus medos. Desenhar ou construir estes “monstros” que as assombram são recursos bastante eficientes. Porém, apenas explicitar os sentimentos não é o bastante. Precisamos auxiliar a criança a criar “heróis” que possam enfrentar estes “monstros”, e se possível vencê-los. Assim, damos oportunidade para que simbolicamente a potência da criança seja revelada e conhecida por ela, dando espaço para o nascimento do “herói”.
A seguir vejam um exemplo do processo vivido por uma criança:
Descrição do “monstro”: “Ele enfia os dentes e chupa o sangue. Ele é burro. Ele é gorducho e não consegue correr rápido”.
Descrição do “herói” que poderá vencer o “monstro”: “Para vencê-lo a pessoa precisa ser inteligente, forte e poderosa. Ela arrancaria as garras com uma faca enquanto alguém estivesse distraindo o “monstro””.
Coordenadora Marina
A professora Nivanda, juntamente com os professores de sala e a coordenação, realizou um trabalho com este mesmo propósito, partindo das histórias contadas por ela.
Observamos que o trabalho auxiliou muito as crianças, trazendo para suas vidas luz, poesia e força. As crianças com os professores de sala construíram textos, descrevendo os “monstros” e também lhes deram forma utilizando vários recursos construtivos.
Estamos convidando vocês, os pais, para juntamente conosco auxiliar as crianças a promover o nascimento do “herói” que está vivo e potente no coração de cada criança, mas permanece adormecido. Elas precisam de nós para revelar sua potência. Esta será a nossa vivência teatral ao término deste ano. Portanto, gostaríamos que viessem dispostos a construir com seus filhos, os futuros heróis que quem sabe nos salvarão a nós também.
Esperamos vocês.
2º ano A:
dia 19/11 (sábado) às 9horas da manhã.
2º ano G:
dia 21/11 (segunda-feira) às 19 horas
2º ano H:
dia 22/11 (terça-feira) às 19 horas
Atenciosamente
Equipe pedagógica