São Paulo, 10 de fevereiro de 2016.
Neste início de ano letivo desejamos:
"Feliĉan kaj prosperan novan jaron al vi kaj al via familio!"
Talvez a frase acima e nem o porquê de ter sido posta ali tenham sido totalmente compreendidos. Por isso pedimos que leia com atenção o texto abaixo.
Você seria capaz de responder a essas perguntas:
- Qual idioma pode ser aprendido em apenas seis meses, a ponto de proporcionar a comunicação internacional com fluência e competência satisfatórias com estrangeiros de muitos países?
- Qual idioma promove a fraternidade e a compreensão mútua entre os povos e não se impõe política e culturalmente?
- Qual idioma torna possível conhecer pessoas de cinco continentes e conversar com elas em pé de igualdade linguística?
- Qual idioma contribui para o aprendizado de outras línguas nacionais, segundo comprovação de vários estudos pedagógicos?
- Qual idioma é recomendado pela UNESCO como instrumento de facilitação da comunicação internacional desde 1954?
- Qual idioma proporciona viajar para mais de cem países e hospedar-se gratuitamente em casas de famílias que falam esse idioma fácil e tão difundido pelo mundo?
A resposta para todas essas perguntas é uma: trata-se da língua internacional auxiliar Esperanto.
O Colégio Marupiara, atento às mudanças e em sintonia com os avanços em diversas áreas do conhecimento, tanto no Brasil quanto no exterior, apresenta uma ideia inovadora que cada vez mais se espalha pelo mundo. Esse idioma tem contribuído para a aproximação multicultural, para o desenvolvimento intelectual e principalmente humanístico entre pessoas de vários países. Através do Esperanto também são disseminados valores como igualdade, fraternidade, democracia, alteridade e a paz entre os povos.
Como você percebe, este não é um idioma qualquer. Ele é muito especial por ser diferente de todas as línguas nacionais em outros aspectos também. Enquanto instrumento linguístico e cultural, o Esperanto se ampara em três pilares básicos: a facilidade, a neutralidade e a justiça, respectivamente:
- É fácil de se aprender, pois tem apenas 16 regras gramaticais, é regular e é falado exatamente como se escreve. É, portanto, aprendido por falantes de português em seis meses, ou seja, em um tempo significativamente menor que o dispendido para o aprendizado de quaisquer línguas nacionais;
- É um idioma mais neutro, pois não é ligado a nenhuma nação em específico e por isso serve de ponte igualitária de comunicação para todos os povos, sem privilégios de alguns falantes sobre outros;
- É considerado um idioma mais justo, já que, por ser uma invenção de um homem, mas mantido e aperfeiçoado posteriormente por pessoas do mundo todo que o usam efetivamente, qualquer um pode ter acesso a ele e utilizá-lo plenamente, de forma mais rápida e eficiente do que qualquer língua nacional.
Os falantes do Esperanto constituem uma comunidade linguística internacional muito variada e homogênea. Mas como isso acontece? Variada no sentido de abranger pessoas da quase totalidade dos países do mundo, de várias culturas, falantes de centenas de línguas diferentes que usam o idioma para divulgar suas culturas locais e conhecer as culturas de outros esperantistas. Essa variação é incrivelmente satisfatória para a ampliação do conhecimento sobre a diversidade humana, condição tão exigida no mundo atual e valorizada no Colégio Marupiara. Ao mesmo tempo essa comunidade internacional tem aspectos que a caracterizam como relativamente homogênea: os valores éticos e humanistas exercitados através da curiosidade sobre outras culturas e o respeito aos outros povos, já que, com o Esperanto, praticam a interação direta entre si, através de conversas por escrito e pela oralidade, através da Internet ou pessoalmente em eventos, grupos de estudo ou de convivência, congressos e viagens com hospedagem gratuita.
Trata-se, portanto, de uma ação pedagógica e educacional que o Colégio Marupiara proporcionará a fim de ampliar as potencialidades do sujeito de conhecimento que almeja formar: um cidadão que se abre para a complexidade do mundo e compreende e respeita a diversidade humana em suas múltiplas dimensões. O Esperanto tem se mostrado, ao longo de seus 128 anos de existência e de prática crescente pelo mundo, um excelente instrumento para se atingir esse objetivo.
Anunciamos assim a proposta de um curso básico extracurricular de aprendizado da língua internacional Esperanto em seis meses, aberto a todos com idade acima de 11 anos que formam a Comunidade Marupiara (estudantes, pais e/ou responsáveis dos alunos e funcionários).
O Prof. Sebastião Soares, responsável pelo ensino de Filosofia, História e Sociologia no Ensino Médio e orientador do Núcleo de Filosofia "Ágora: agora!" do Colégio Marupiara, esperantista praticante há mais de vinte anos, apresentará uma palestra informativa sobre o idioma e o curso proposto, bem como ministrará as aulas de Esperanto.
Convidamos a todos de sua família e amigos a comparecer à palestra "ESPERANTO NO MARU: A CAMINHO DA CIDADANIA MUNDIAL", que acontecerá no dia 22 de fevereiro (segunda-feira), às 19h30.
A frase, em Esperanto, do início deste comunicado significa: "Feliz e Próspero Ano Novo para você e sua família!". Parece fácil, não é?